sábado, 4 de outubro de 2008

Sábado de Sol

Depois de uma sexta-feira (venerdi) )chuvosa e úmida, o sol voltou a brilhar no céu completamente azul de Trento. Impossível perder o sábado trancafiada no Bartola. Depois de vários contatos desisti de procurar companhia e fui pra rua, muito bem acompanhada com a minha máquina fotográfica :)
Observando a cor das árvores percebe-se que o outono chegou, mas a sensação térmica e o branco da nevo no topo das montanhas já anúncia um princípio de inverno.
Mesmo estando no outono as flores permanecem firmes e fortes. É uma pena que isso não aconteceça no Brasil, aqui as floreiras das casas, praças, parques, lugares históricos se mantêm intáctas, ninguém roubada nada ou destrói.
Depois da caminhar até o centro e fazer umas pequenas comprar resolvi visitar uma das livrarias de Trento. Só para variar fiquei encantada, os livros de culinária são lindíssimos, também adorei os calendários e marcadores de texto. Até tomei coragem e comprei um livro em italiano, já que os meus acabaram e a leitura é uma forte aliada para diminuir a minha agitação nata. Fiquei um tempão na livraria, achei até Tropa de Elite e muitas obras do Paulo Coelho, é impressionante como ele é famoso na Europa. Vocês sabem como é final de mês, depois de pesquisar acabei comprando o livro 11 Minuti, do Paulo Coelho por 6 euros. Já tentei ler dois livros dele e não gostei, mas acredito que esse seja um pouco diferente. Pelo menos diveras pessoas que eu conheço gostaram. Eu espero que elas estejam certas e que o meu italiano seja suficiente.
Por fim, acabei indo até a Piazza Fiera para prestigiar a “LA PIAZZA dei SAPORI”, mostra di gastronomia e prodotti alimentari tipici delle regioni italiane.
I PRODOTTI

Dall’Alto Adige: speck, wűrstel, salumi affumicati in genere, pane, dolci
Dal Trentino: formaggi, salumi, salse, sughi, miele

Dal Friuli - Venezia Giulia: sottoli in genere
Dal Veneto: salumi e formaggi
Dalla Lombardia : dolciumi in genere, torrone, croccante, caramelle

Dal Piemonte: cioccolatini cuneesi, amaretti di Mombaruzzo, formaggi e salumi
Dalla Valle d’Aosta: formaggi freschi e stagionati, formaggi alle erbe, salumi
Dalla Liguria: pesto alla genovese, pasta, olio extravergine, vini delle Cinqueterre
Dall’Emilia - Romagna: piadina, parmigiano reggiano, aceto balsamico, confetture, salumi
Dalla Toscana: salumi di cinghiale, pecorino di Pienza, lardo di Colonnata, pasta e vini
Dall’Umbria: salumi di selvaggina, formaggi tipici, tartufi

Dalle Marche: olive all‘ascolana
Dal Lazio: porchetta di Ariccia, pecorino romano, vini dei colli
Dall’Abruzzo: olio extravergine d’oliva, verdurine sottolio, vini
Dalla Campania: mozzarella di bufala, formaggio di fossa, limoncino
Dalla Calabria: condimenti piccanti, formaggi tipici, salumi

Dalla Basilicata: peperone e derivati, formaggi, salumi, prodotti da forno
Dalla Puglia: olive, sottoli, taralli e pasta, frutta secca
Dalla Sicilia: pasta di mandorla, cannoli, marzapane, formaggi, condimenti, vini tipici
Dalla Sardegna: pecorino sardo, mirto, pane carasau, dolci e vini tipici

Só para variar um pouco fiquei encantada :) Vi uma infinidade de queijos e temperos.

Olhem o tamanho desses pães!! Fiquei imaginando o forno.

Alguns frutos do mar...

Também tinha uma infinidade de grãos e frutas secas, sendo que algumas eu não faço a mínima idéia do que possam ser.

O sono está acabando comigo, hoje caí da cama, no próximo post mais especialidades italianas.

Bacio

Nenhum comentário: