domingo, 5 de outubro de 2008

Val Martello - Parte 1

Estava louca para postar as fotos de Val Martello mas estava esperando para copiar todas as fotos e escolher as melhores. No final de semana passado resolvemos fazer um trecking em lugar chamado Val Martello, próximo a Morano, mais precisamente uma comune da pronvíncia de Bolzano.
Então depois de ter ido dormir tarde devido à festa do dia do pesquisador, acordei cedo, preparei sanduíches e me vesti como uma cebola (camadas de roupas).
O nosso de nove pessoas (húngaros, italianos e boliviano) se reunio em um estacionamento no centro de Trento, de onde partimos primeiramente para Bolzano.
Depois de mais ou menos 2 horas de viagem, na qual na maior parte do tempo eu dormi, chegamos nas próximidades de Val Martello. Ao longo do caminho percebe-se a presença de vários castelos antiguíssimos próximos as montanhas. Alguns atualmente hospedam museus, sendo abertos ao público.
Muitas plantações de maçã.
A medida que nos aproximávamos do vale era possível perceber a mudança de temperatura devido a diferença de altitude. Pela a foto abaixo já pode-se perceber porque a tempetura estava caindo, basta olhar para o topo da montanha. Vale a pena abrir as fotos só para contemplar beleza da neve no alto da montanha. Fiquei com os dedos congelados para bater as fotos.
No meio do vale encontra-se o lago artificial di Gioverett. O lago mais bonito que eu já vi na vida. Abaixo foto da represa que eu catei no Google Earth.
Descendo do carro mega friaca, para mim era inverno. Disse isso e todos se mataram rindo, dizendo que estava quente. DOIDOS!! O termômetro do carro marcava 3 graus na rua!! No lago já estamos a 1880m de altitude, para quem morava em Rio Grande isso é muito!

Estacionamos o carro perto de um refúgio. Geralmente todas as montanhas têm diversos refúgios, equipados com restaurantes e quartos, servindo como abrigo aos visitantes. Em Bolzano todos falam tedesco, então as placas estão escritas em Alemão.
Coelho com cornos na parede do refúgio hehehe
Depois de calças as botas e verificada a trilha, começamos a caminhada.
Perto do refúgio encontramos Lhamas (mamíferos da família dos camelídeos.) Vivem na região dos Andes (Peru, Bolívia, Chile, Argentina). Têm uma estatura média de 1,20 metro e podem ter mais de 1,30 m de comprimento. Pesam cerca de 140 quilos. Têm o corpo recoberto por uma lã fina e longa. É um ruminante).
Um traço marcante dos lhamas é a sua curiosidade. Quando uma pessoa ou um outro animal estranho entra em seu território, o lhama se aproxima rapidamente por simples curiosidade. Outro hábito peculiar dessa espécie é cuspir.
Olhem o gelo, e mesmo assim eles continuavam afirmando que não era frio. Lembrei do pai, se ele sonha que nós andávamos no meio da geada, vai dizer que somos completamente loucos.
Roberta, minha amiga italiana. Lei é MOLTO carina.
Meus amigos húngaros, Judit e Laci. Os dois também são uns amores :)
Não, não estava frio!!! Imagina, olhem o gelo na ponte de madeira onde o sol estava bloqueado pelo corrimão.

Tenho muitas fotos, aos poucos vou colando e explicando um pouco do lugar.
Bacio

2 comentários:

.Kel. disse...

Tu nunca foi em Sapucaia e viu as Lhamas?? hehehe

Patricia disse...

Kel...eu não lembro!